Estudos e Pergunta da Semana

Yoga Viana

A Igreja Cristã Maranata, nascida em janeiro de 1968, no município de Vila Velha, Espírito Santo, emergiu oriunda de membros da Igreja Presbiteriana da cidade, tendo suas reuniões iniciais em um apartamento no bairro do Divino Espirito Santo. Por causa da primeira sede, a instituição teve como seu primeiro nome “A Porta”. Após a igreja se formalizar em Itacibá, em 1980 alterou seu nome, onde a palavra “Maranata”, encontrada em I Coríntios 16:22, que diz “Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema; Maranata”,  foi dita por Apóstolo Paulo, que indica a frase “Jesus voltará”.

Como instituição religiosa, seus principais lemas são adorar a Deus, pregar o evangelho conforme as escrituras do Velho e Novo Testamento e conscientizar a formação espiritual e social do homem. Seus credos se baseiam nas doutrinas ensinadas nas Escrituras Sagradas do Velho e Novo Testamento e nas doutrinas Pentecostais do Batismo com o Espirito Santo, através de estudos da semana com pergunta da semana para que as dúvidas possam ser atendidas.

Os cultos são realizados diariamente, exceto às sextas-feiras, quando os cultos noturnos são realizados nos lares, por cada família. A igreja se reúne duas vezes ao dia, de segunda-feira a sábado ás 06:00h e 19:30H. Aos domingos, na parte da manhã acontece o encontro para a Escola Bíblica Dominical, as 10:00h. Já na parte da noite, o culto acontece as 19:30H. Os cultos matutinos são chamados de cultos de oração, e tem duração de 15 minutos. Já os noturnos tem duração de 30 minutos à 45 minutos.

Para a Escola Bíblica Dominical (EBD) são elaborados temas de estudo e disponibilizados aos pastores, afim de dar direção e base ao culto, que tem como objetivo ensinar passo a passo a história e fundamentos ao público infantil da igreja, dividido em classes por Crianças, Intermediários e Adolescentes (CIA).

Em dezembro de 1972, foi instituído o Instituto Bíblico Maranata, com o objetivo de prover cursos e explicações para os obreiros da igreja. O ato, que foi assinado pelo presidente da igreja, Pastor Manoel dos Passos Barros, atualmente oferece cursos a distância para todos seus membros, realizados através de ambiente virtual.

A comunicação para com os fiéis fica principalmente por conta de programas de rádio, internet e do satélite Maranata, que tem transmissões colaborativas de estudos e revelações enviadas por membros. Outro forte meio de doutrinação, atingindo caminhos ainda mais longos é a denominada Missão Internacional Cristã Maranata, que atua em diversos países das Américas, Europa, Ásia e África, promovendo aulas ministradas pelos pastores, louvores e estudos bíblicos.

Crédito: Bruno Fontes Mariano